Pergunta #3707

Estou abismada com os membros da IEU! De queixo caído!!! Não me apresentaram ainda os documentos contábeis dos últimos meses… será que estamos sendo vítimas das coisas que tem aparecido nas manchetes dos jornais????

Faço reverência ao TIÁCONO e deixo-lhe um recadinho que, como voltei, ele também vai precisar prestar contas! Aliás, nem me convidou para a sua ascensão ao cargo tão almejado por muitos daqui…

REBEBES está na mira… com meu radar constatei que estava na Rod. D.Pedro I em direção a uma cidade que não existe no mapa de SP… hummmm….. preciso mais detalhes… urgente!

PATTY andou revendo amigos de infância… fiquei sabendo!!! MEMBROS DA IEU, NÃO VÃO ACREDITAR, ELA É BAGUNCEIRA DESDE OS SEUS PRIMÓRDIOS!!! Como conseguia tirar notas boas? Tá vendo, PROF. NÃO É DE HOJE, NÃO!!! Manda para a diretoria, quando ela começar com gracinhas…

Meu querido PROF.!
Bom dia!
Como está neste feriadão?
Soube que foi impedido de fazer o depósito bancário…. é… a greve é um caso sério! Aliás qual a sua origem (greve)? Mas não fique entediado! Quando a greve acabar, poderá acrescer seu “dízimo” em 75% e ficará tudo certo!

Pode ajudar-me com a palavra “quimera”?

Bom dia! Passar bem!

Agradecida, como sempre, Deli.

Resposta:

Deli:

Você está boquiaberta de assombro, a Traça está boquiaberta de fome mesmo, esperando qualquer papelzinho que lhe passe ao alcance das mandíbulas.
Conto com a sua ajuda para resolver este mistério contábil.

“Greve” vem do nome da PLACE DE GRÈVE, em Paris, onde, no séc. XIX, ficavam os operários que resolviam não trabalhar mais em determinada fábrica. Sabendo que ali havia trabalhadores disponíveis, agentes de outros lugares iam ali para oferecer emprego.
Assim, se dizia que “fulano está em GRÈVE hoje”; mais tarde essa expressão adquiriu o sentido atual.
E o nome da praça vem de GRÈVE, “cascalho, brita”, porque ela se situava junto a um terreno desse tipo junto ao Sena.

“Quimera” vem do Grego KHIMAIRA, um monstro mitológico.

Origem Da Palavra