Pergunta #3715

Minha ausência seria justificada pela falta de tempo, mas olha só o que disse Maurice Sachs: “Quanto mais coisas a gente faz, mais tempo tem para fazê-las; quanto menos coisas faz, menos tempo tem. Os ociosos nunca têm um minuto para si mesmos.” Sendo assim, achei melhor não dar desculpa nenhuma…

Ana.maria, estou lhe devendo a resposta sobre a proposta de brincarmos no recreio de descobrirmos as origens das palavras! Eu topo! Você até sugeriu que eu começasse com MACEIÓ. Consultando minhas anotações (e sua dica), digo que Maceió tem sua origem diretamente ligada com uma famosa fábrica de colchões instalada na capital alagoana. O dono de lá, para provar aos clientes a qualidade de seu produto, costuma deitar em seus colchões e dizer: é macio, ó! Esta expressão, com o tempo, transformou-se em Maceió. Era isso que você tinha em mente ou fui muito longe?

Deli, agradeço suas saudações e estou pronto para prestar contas com você! Quer dizer, se você estiver se referindo a dinheiro, tutú, mango, bufunfa, cascalho ou algo parecido, então não estou pronto ainda não! De todo modo, teria convidado-a para a minha ascensão ao posto de diácono caso tivesse a conhecido a tempo!

Professor, as palavras da semana são (prevendo que não poderei voltar ao consultório tão cedo):

1) Sofrer
2) Chorar
3) Morte
4) Dor
5) Vida

As palavras não são as mais animadoras, mas eu estou bem, podem ficar tranqüilos. Abraços a todos!

Resposta:

Tiácono:

Acho que vamos abrir uma nova seção em nosso site, intitulada “Falsa Etimologia”, a cargo de Diaconisa Aninha e Tiácono.

Seu amigo Sachs tem razão. Quando a gente está muito ocupado o tempo parece ter melhor qualidade, é como se rendesse mais.

1) De SUFFERRE, “suportar, levar, agüentar”, formado por SUB-, “debaixo”, mais FERRE, “levar, carregar, portar”.

2) De PLERE, “emitir gritos de dor, lamentar-se, chorar”.

3) De MORS, que veio do Indo-Europeu MOR-, “morte”.

4) De DOLOR.

5) De VITA, “vida”, do verbo VIVERE, “viver”, do Indo-Europeu GWEI-, “viver”.

Note como essas palavras, que descrevem fatos básicos e inescapáveis da vida, mudaram pouco em milênios.

Faço-lhe a mesma pergunta que fiz para a Vera Escobar: você pretende dar uma festa temática?…

Origem Da Palavra