Pergunta #3723

Assim como a História examina os acontecimentos do passado, a Etimologia analisa a cronologia das palavras. Sabemos algo sobre de onde vieram as palavras, mas para onde irão? Sei que qualquer previsão é leviana, talvez por isso não encontrei nada sobre o assunto por aqui, mas não consigo me privar do delicioso exercício imaginativo.
Aceitando a teoria da “vida das palavras”, logo estamos sujeitos à evolução. As palavras surgiram se combinaram e recombinaram, sofreram mutação e assim por diante. Sujeitos à evolução, esbarramos, inexoravelmente, na seleção natural e na teoria de Darwin, a mais aceita pela comunidade científica. A seleção natural é o processo chave que age sobre a casualidade da mutação e seleciona as características apropriadas para melhorar a adaptação dos organismos. Qual seriam as características apropriadas para as palavras? Como o meio faria essa seleção? Como se define esse “meio”?

Resposta:

Felipe:

Profundos pensamentos.
A Etimologia lida com o passado, não com o futuro das palavras, já que isso acabaria ficando no terreno das conjeturas e teria utilidade muito relativa.

Parece-nos que as forças que moldam a evolução das palavras são a necessidadae de comunicação e a facilidade de uso.
As palavras sobreviventes são as que se enquadram melhor em ambos os parâmetros.

Origem Da Palavra