Pergunta #3729

Eu poderia desenvolver mais , muito mais o assunto, porém teria de pesquisar para saber o que pensam os que sabem mais que eu. Não dá tempo.
A palavra grama como exemplo, tão bem explicada hoje, nos mostra que deixamos rastro como civilização. Colocamos nas palavras nossos sentimentos e emoções.Usamos a fala de acordo com aquilo que deduzimos do mundo à nossa volta. Externamos pensamentos lógicos e pensamentos abstratos.Conforme vamos evoluindo no conhecimento (algumas vezes até involuindo)os idiomas vão se adaptando. Eu já manifestei aqui: palavras não são apenas um amontoado de letras, elas mudam com o tempo, são a síntese do pensamento humano e seu caminho rumo ao desconhecido.Seria lindo, assim, poder perceber na linguagem de antena dos insetos, no grunhido dos mamíferos, no pio dos pássaros, o que os difencia de nós além da forma e da inteligencia.
Desculpem se me estendi, gosto do assunto. Agora tenho de ir, boa noite!!!

Resposta:

Diaconisa:

O assunto fascina mesmo. E esse aspecto de as palavras (os idiomas) seguirem um processo evolutivo´parece ser pouco explorado.
O fato de estar havendo tendências ao empobrecimento no uso dos idiomas, estruturas tão complexamente desenvolvidas, mostra que eles acompanham mesmo nossas tendências.

Origem Da Palavra