Pergunta #3741

Ana.maria, que bom que você explicou Goiás antes de mim! Eu jamais alcançaria tamanha clareza…

Felipe, os colegas de flanela deram agora pra “falar difícil” graças à sua influência! Apareça mais por aqui porque estamos sentindo sua falta! Não que seja saudade, é apenas a fila de carros sujos que não pára de crescer…

Professor, muito interessante a sua observação sobre a pequena variação sofrida ao longo do tempo pelas palavras que descrevem fatos básicos e inescapáveis da vida. Qual a sua explicação para isso? Gostaria muito de saber… aproveito para perguntar:

1) Apocalipse
2) Gladiador
3) Interno
4) Vampiro

Quase me esqueço… você acertou em cheio sobre a festa temática! Uma dica sobre o local: os antigos consideravam-no o dormitório para o longo sono… (insisto nessa porque foi a única palavra cuja etimologia expliquei certo até agora! Se bem que tenho minhas dúvidas sobre TRIBUFU…)

Resposta:

Tiácono:

Pois é, os lavadores de carro hoje em dia andam muito bem preparados.

Quanto à variação escassa de certas palavras, não será porque elas são tão usadas e são tão marcantes que não dá tempo para mudar muito? É uma hipótese da Traça.

1) Do Latim eclesiástico APOCALYPSIS, “revelação, descobrimento”, do verbo grego APOKALYPTEIN, “descobrir, destapar”, formado por APO-, “de”, mais KALYPTEIN, “cobrir, esconder, disfarçar”.

2) De GLADIATOR, “guerreiro armado com gládio”.

3) De INTERNUS, “dentro de”, de INTER, “entre”.

4) Do Alemão VAMPIR, que o tomou do Húmgaro VAMPIR, derivado do Kazak UPYR, “bruxa”.

A festa temática vai ser das boas. Você já leu a seção “Assunto da Edição” que fala em fantasmas e etc.? Há mais material ali para a festinha.

Origem Da Palavra