Pergunta #396

Muito obrigado pela motivação, professor!

Perdão, eu tinha me esquecido que já havia pedido o significado de etimo anteriormente, acabou servindo por confirmação.

Quanto as palavras sobre os “estudos”, com certeza eu ficaria muito satisfeito se o senhor mesmo as montasse com bases corretas, caso não as encontre.

Com “ciências/formas práticas”, me referi às ciências ou atividades de aplicação prática na sociedade, como a tecnologia, a medicina, a administração, a engenharia… difeente de outras que possuem maior aplicação teórica, como filosofia, história, biologia, fisica, geografia…

Muito obrigado e até mais!

Resposta:

Caro Filósofo:
“Semel in anno insanire licet”, diziam os romanos: “Uma vez por ano é permitido enlouquecer”.
Assim sendo, e usando da minha permissão, imagino que, se tivermos que criar uma palavra para o estudo das atividades práticas, poderíamos compor algo como “Pragmatecnologia”, de PRAGMA, “prática”, TEKHNÉ e LOGEÍA, já nossas conhecidas.
Quanto ao “estudo das atividades profissionais ligadas aos processos de transmissão e recepção de informações”, nossas faculdades já estão formando o que consta nos dicionários como “Comunicólogos”. Acho uma palavra feia, mas é o que está em uso.
Quanto a dizer que Biologia, Física e Geografia têm pouca aplicação prática, será que não está na hora de revisar conceitos?
Você cita, por exemplo, Medicina e Engenharia como exemplos de aplicação prática, mas não reparou que aquelas são básicas para muitas partes destas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!