Pergunta #4142

Ana.maria, parece que eles ainda não voltaram… será que tem um espacinho para eu subir nesta mesa aí com você? Eu não poderia perder a última “baguncinha” do ano!

Realmente estive ausente por um tempinho considerável. Espero que as palavras abaixo esclareçam o motivo.

1) Formar/Formatura
2) Colação
3) Baile
4) Missa
5) Paraninfo
6) Orar/Orador
7) Jurar/Jurador/Juramento
8) Patrono

No mais, saibam que este ano de 2006 na companhia de vocês foi um imenso prazer para mim!!!

Resposta:

Tiácono:

Desça já dessa mesa, me-ni-no!

Só porque se formou, agora acha que pode subir na mesa e bagunçar, é? O que pode mesmo é receber nosso abraço e grandes parabéns, com o desejo de uma excelente vida profissional.

1) Do Latim FORMA, “padrão, molde”, aqui com o sentido de “modelar, dar os conhecimentos adequados ao exercício de uma carreira”.

2) Do Latim COLLATUS, particípio passado do verbo CONFERRE, “conferir, conceder”, formado por COM-, “junto”, mais FERRE, “levar”.

3) Latim, BALLARE, “dançar”, Grego BALLIZEIN, “dançar, pular ao redor”, do Indo-Europeu GWEL-, “pingar, pular à frente”.

4) Da frase latina do fim da cerimônia religiosa ITE, MISSA EST, que quer dizer (embora a Lúcia discorde) “Ide, foram enviadas” (as vossas palavras ao Senhor).

5) Grego, PARANYMPHÉ, o escolhido para acompanhar a noiva de sua casa até o templo, formado por PARA-, “ao lado”, mais NYMPHÉ, “noiva”. Com o tempo, o sentido mudou para “aquele que acompanha os formandos na cerimônia”.

6) Latim, ORARE, “discursar, rezar”, de OS, “boca”.

7) Latim JURARE, “prometer, garantir”, de JUS, “o direito”.

8) Latim, PATRONUS, “defensor, advogado, protetor”, de PATER, “pai”.

Tenha a certeza de que o prazer foi mútuo. E de que esperamos sua companhia em 2007.

Origem Da Palavra