Pergunta #4149

Atenção! Atenção! Cheguei!
Saudações aos veteranos deste site: Tiácono, Ana.Maria, Soldera, MT, Rebebes, Deli, (a quase diaconisa Cláudia), aos outros sumidos e sumidas e toda corte celeste ieúrgica, bem como ao seu Superior: a Traça.
Aos neoconsulentes que trafegam por aqui sem saber dos perigos que correm, meus parabéns pela coragem!Venho informar a todos que estão abertas as inscrições para o diaconato IEU. Para quem se interessar haverá descontos na matrícula, porém os preju′s com os tais serão inseridos nas mensalidades, claro!
Ano novo, novas dúvidas: Ajude-me, teacher, nos nomes das diversas liturgias eucarísticas na Igreja católica: Copta, Malabar, Malancar, Maronita, Rutena.
Parece que eu li logo embaixo que devemos nos lembrar sempre de agradecer ao fazer uma pergunta. Então: gratíssima estou pela sua certeira ajuda, Dr. Alaúzo!

Resposta:

Patty-Terremotisa:

Até agora, o ano estava tão quietinho… Durou pouco.

Aceito as saudações de modo magnânimo, como sempre.

1) Do Árabe QUFT, “copta”, que veio do Copta GYPCIOS, que veio do Grego AÍGYPTOS, “Egito”, que se forma de GEA PTAH, “Terra de Ptah”.

2) Do Árabe-Persa MALABAR, de MALAY, “malaiala (língua do Estado de Kerala, Índia)”, mais BAR, “região”.

3) Só conseguimos descobrir que essa palavra denomina um dos ritos indianos, o siro-malancar, com sede na cidade de Trivandrum, hoje Thiruvanantapuram, Estado de Kerala. Provavelmente seja nome de região, como o acima.

4) De S. Maron, seu fundador, falecido em 410. Faziam parte originalmente da seita dos Monotelistas e se uniram à Igreja Católica em 1216.

5) Do latim RUTENNI, “relativo aos rutenos, ou pequenos russos”, que eram um povo eslavo assim chamado a partir de RUSSI, “russos”.

Não precisa agradecer, que é isso, afinal, estamos em casa e bastaria você enviar os dízimos para que a Traça pudesse se alimentar melhor.

Origem Da Palavra