Pergunta #4212

Claudia: eu acho estranho até hoje, mais de um ano escrevendo aqui, a pouca interação entre os consulentes.Já falei nisso. Mas até entendo: se deixarem, vira uma conversa de comadre e Tia Odete fica uma arara, claro.Quem gosta de palavras há de usa-las, ora! Eu tenho assunto, tudo que se quiser conversar comigo eu topo, mesmo se não sei eu topo.Já pensei até que eu monopolizo o site; aí sumi um pouco mas fui convencida de que sou bem vinda.Acreditei.
“Estou com uma cronica, que pode virar poesia, feita só com homonimos, homografos e homofonos. Minha empregada é “tonitroantefona””.
Escrevi esta palavra, que quer dizer “quem fala alto demais”. É derivado de tronítuo, o que soa como trovão.mais “fona”, de falar.Acho que inventei a apalvra, é neologismo, mas faz sentido; faz não? O que acham?

Resposta:

Ana.Maria:

Ainda bem que você entendeu como a Tia Odete é repressora, hábito que lhe garante a sobrevivência no meio daqueles demoninhos.

Já lhe dissemos que você é bem-vinda. Ainda bem que agora você aceita isso.

Tonitroantefona (não tem acento agudo no “E”?), eis mais um neologismo. Só que ele vai ter que deslocar “tonitruante” e “tonítruo”, que são mais curtos e têm o mesmo significado.

Origem Da Palavra