Pergunta #4234

Bom dia.
Mestre, essa história de dízimos anda meio obscura atualmente. Apóstolo, bispa,presos no exterior com acusações de lavagem, desvio de dinheiro, e outras, dinheiro este ofertados pelos fiéis, em forma de dízimos, por graças alcançadas ou à alcançar. Os fiéis andam com a “barba de molho” até prova em contrário. Tenha paciência com os diáconos e diaconisas… Verá, se nada for comprovado a confiança se restabelecerá e, aí tornarão a pagarem o dízimo regularmente.
Qto às viajens, hj em dia é tudo muito facilitado, em até 10 vezes, pagos em reais, em valores fixos. E, são quase todas muito curtas, qdo feitas por Agências, principalmente as excursões. No máximo 10/12 dias.(há uns 8/10 anos atrás eram de 30/35 dias)
Em tempo: só tenho 4 casinhas Delft.(2 ganhas na ida e duas na volta).
Mas, o marido de u′a amiga, Diretor Industrial da Phillips, tem umas 3 cidades inteira! A matriz da Phillips é na Holanda.
E agora, por gentileza, a origem de assecla e caviloso.
Obrigada e um excelente domingo a todos.

Resposta:

Claudia:

Não se pode comparar nossa seriíssima Igreja Etimológica a essas outras de bispos encarcerados.
Eles estão assim porque conseguiram dinheiro e cometeram crimes com ele; nós não só não cometemos crime como não conseguimos grana alguma!

É impossível para nós fazer uma viagem; o dinheiro que tínhamos já roemos todo, numa noite em que a barriga estava reclamando demais.

“Assecla” vem do Latim AD SEQUI, “seguir junto”. Inicialmente era usado para os que tomavam parte num cortejo, numa comitiva.

“Caviloso” vem do Latim CAVILLATOR, “sofista, humorista, zutil, zombeteiro” do verbo CAVILLOR, “fazer piada, zombar, debochar”.

Origem Da Palavra