Pergunta #4301

Prezada Tia Odete:
Sugiro-lhe dar uma olhadinha na resposta à pergunta 4296. Um duende bipolar ou quem sabe um ghostwriter andou por aqui.Ou não?
Meus pais estão pensando em ter uma conversinha com a senhora.Dizem que não fica bem uma moça de família como eu andar lendo coisas assim. Devo confessar que acho até bobagem pq porrada (que eles não me leiam )já perdeu o sentido original. Acho-me no entanto, como aluna consciente que sou, no direito de perguntar – qual é mesmo o sentido original de tal palavra? Afinal, é para saber Etimologia que eles me matricularam e pagam mensalmente, queixas sobre valores irrisórios à parte.
Tenha um boa semana e receba um grande abraço desta aluninha donzela,um tanto levada mas que tem um pai que é uma fera.

Resposta:

Ana.Maria:

Me-ni-na de cabeça suja, juntamente com os seus pais: se eu, pessoa douta, proba e grada, letrada e pudibunda, refinada e controlada, usei essa palavra é porque ela nada apresenta em contra da moral e bons preceitos que devem ser ensinados às criancinhas inocentes de minha aulinha.

A palavra “porrada” teve primeiro o significado de “pancada”, tanto é que em Espanhol PORRAZO significa “batida, pancada” e PORRA ou CACHIPORRA é o nome aplicado a um cacete.
Veio do Latim PORRUM, usado para plantas de talo e bulbo subterrâneo, como o “alho-porro” ou “alho-poró”.
A partir daí a palavra se aplicou a objetos contundentes que tivesem formato e proporções semelhantes aos ditos vegetais, usados com intenções pouco louváveis no crânio alheio.
E depois a outras coisas ainda.

Destarte, você e seus pais deverão escrever, recortar e copiar cem vezes a frase “Não devo ter maus pensamentos”.

Origem Da Palavra