Pergunta #4570

“Será que uma carga precisa ser levada em lombo de camelo ?”.
____ Bem, quem surgiu com esse papo de camelo? Não fui eu. Se a conversa fosse sobre côco virar cachimbo para gaúcho eu nem teria estranhado. Mas para sentar sobre tapetes persas, frente àquelas mesas baixas de laca vermelha pintadas com lótus,com cortinas de veludo azul ou seda vinho da China,vasilhas de porcelana e tal, ah… achei que estava assim meio esquisito (não grávido).Nada a ver com côco.
Esse negócio de fumar nunca deu certo. Se tivéssemos sido feitos para fumar todos teríamos nascido com chaminé no topo da cabeça. Estudos comprovam que de tanto fumar, por exemplo, o Xá Reza Pahlevi caiu do cavalo, não, do trono. Os aiatolás chegaram depois e disseram: fumar é pecado!, e pronto, estão lá até hoje.Não muito bem, pois ainda fumam escondidos, mas isso é oooutra história.
Voltando a “como fazer chegar côco ao Oriente”, vão gostar de narguilé assim no Irã! Bonde, trem , avião, camelos e mais camelos, navios, cavalos, tudo para fumar? Não pode dar certo, como se vê não dá.
Vamos combinar assim: o tal côco era coquinho, daqueles que dão nos desertos vários da região, pois só palmeiras e seus parentes aguentam tanta falta de água. Assim, faziam uns narguilezinhos, miúdos. Côco da Bahia, dos bons,isso eles não têm não.

Resposta:

Ana.Maria:

Tá bom, o coco era um coquinho do qual se faziam narguilezinhos portáteis, umas gracinhas.

Origem Da Palavra