Pergunta #5393

Que profissão fantástica a de vcs! É como uma brincadeira sem fim e estou descobrindo que, se tivesse tido o meio adequado, estaria nisso há muito tempo. Enfim, fica pra próxima vida(?). Mas ainda dá pra aproveitar um pouco, ainda não fiz 70. Será que dá para responder mais uma? Meu nome de casada era Sonnenschein (em alemão), quase a mesma coisa que em inglês (raio de sol). É nome judeo e, pelo que a família do meu finado contava, nome de gente rica. A lenda familiar dizia que todos os judeos com sobrenome imponente (geralmente ligados à natureza pois os pobres levavam o nome de suas profissões) eram de uma região da Polônia (se não me engano). Quando o nome de família passou a ser obrigatório, as pessoas que tinham dinheiro, geralmente os judeos, compravam o direito de ostentar os mais bonitos …por aí. Tem alguma verdade nisso ou é só lorota de judeo pobre?

Resposta:

Ilda:

Não, não, isto não é uma profissão, é uma brincadeira mesmo. E uma das melhores, como v. muito bem descobriu.
Jamais é tarde para se entrar nesta farra. Dá para ver que você tem o verdadeiro gosto pela coisa, o que não é para muitos. Solte-se!

É verdade o que você diz. Em determinada época, os judeus em países germânicos perderam o direito de usar seus sobrenomes; tiveram que pagar para receberem outros. Alguns puderam comprar sobrenomes que designavam coisas mais elevadas, mas os realmente pobres precisaram se contentar com palavras com significados pejorativos.

Origem Da Palavra