Pergunta #5591

Boa tarde, professor. Estou que nem o Tiácono, sempre que tenho um tempinho dou uma escapulida nas outras seções. Gosto de todas mas saio muitas vezes com indigestão. Dá uma pena danada não poder memorizar tanta informação, Aninha tem razão. Falar nisso, eu mandei uma senhora bater na porta do detetive X 8, ela estava num estado de fazer dó. Numa reunião usei a expressão “cair no ostracismo” e a meninada me olhou como se eu tivesse falado palavrão. Aí dei uma de prof. Alaúzo, quer dizer, mais ou menos. Sabia que vinha de ostraka, ou nome parecido, do grego, e que a tal ostraka era colocada nas urnas pelos cidadãos para eliminar seus representantes menos bons e que eram, a partir daí, esquecidos. Não sei exatamente se a tal da ostraka era uma ostra. Mas a Sra. ostracismo se sentiu muito mal e disse que nunca havia imaginado uma morte por implosão.

Resposta:

Ilda:

Essas seções hão de ser lidas com um chazinho digestivo ao lado. Aliás, por essa razão estão sendo gradualmente diminuídas em extensão.

“Ostracismo”, um banimento de dez anos em Atenas, vem de OSTRAKON, “caco de barro, de telha”, palavra relacionada com OSTEON, “osso” e com OSTREION, “ostra”.
Mas não era feito para eliminar só os cidadãos menos bons, não. Pelo contrário, eliminava aqueles que se destacavam demais, por temor a que eles ficassem tentados a tomar o poder.
E eles não eram esquecidos; passado o tempo prescrito, voltavam como se nada tivesse ocorrido.

Origem Da Palavra