Pergunta #5884

Oi! Tem um Denny na parada, mais um colega interessado nas palavras, bem vindo seja!
Tem por aí umas certas lendas urbanas, então de vez em quando saco umas tais lendas etimológicas.Quem estuda e gosta capta uns lances assim (estou meio “arquibancada” hoje, né?).
Mestre, estou na dúvida sobre a cirurgia. Eu acho que, mesmo com medo das agulhas,vou desmarcar tudo e apelar para minha amiga Cecília da Aculpuntura.E pior é que já marquei hospital e tal, mas amarelei.Medrei, como dizem os garotos das pipas de julho e agosto. Tem um sinal vermelho intermitente aqui dentro da cabeça, intuição ou sei lá.Cruze as antenas, pq a família está horrorizada com minha mudança de decisão. Vai entender… Enquanto isso, dorso e torso são parentes de origens?
Ah… estou gravando o que não estou conseguindo escrever, “aquilo”, sabe? E estou incluída num belo site com minhas crônicas e poesias, se tomar coragem conto aqui.Que coisa, né?, ou escrevo ou gravo as idéias, como dói para escrever eu registro em voz . Foi assim com aquelas coisas das pirâmides (delirei…).

Resposta:

Ana.Maria:

Daria para fazer um livro só sobre as etimologias falsas e populares.

Bem, a intuição é uma forma de raciocínio finíssima, não-cartesiana. Quando sentimos medo, por mais que ele não pareça justificado, há que dar-lhe ouvidos. Por algo ele surgiu.
Nossas antenas estão do seu lado.

Conte do site, vá.

“Dorso” vem do Latim DORSUM, “costas, parte de trás”.
“Torso” vem do idem THYRSUS, “talo, haste de planta”.

Origem Da Palavra