Pergunta #5953

Caro amigo, quando lhe perguntei sobre a etimologia da palavra testemunhar foi em virtude de ter uma curiosidade pois certa vez li um texto de uma autora (que prefiro não dizer o nome por questões éticas) onde ela retratava as diferenças sexuais entre os gregos e romanos. Neste texto ela afirmava que a origem da palavra testemunhar vinha do costume dos romanos jurarem colocando a mão sob o testículo do outro “prometendo ser leal e fiel”, daí o termo testemunhar, sendo que isto era um ato de muito valor, já que o falo era um símbolo divino para eles. Por isso tinha interesse de ouvir outra opinião. Obrigado pelo esclarecimento, isto é bom pois confirma que nem sempre devemos confiar no que lemos.

Resposta:

Denny:

Veja só como é a etimologia popular, ramo muito destacado da falsa cultura. Alguém diz uma coisa inverídica dessas e ela se espalha em círculos concêntricos e acaba tomando foros de verdade.
Quando eu li essas versões, elas pelo menos diziam que a pessoa colocava a mão em seus próprios testículos, dando a sede física da sua hombridade como garantia.
Parece que a coisa evoluiu ultimamente.

Origem Da Palavra