Pergunta #6136

Bigada pela explicação, já ia ficar rubra era de raiva de um chamamento tal: “Eu, uma taumaturga, que intimidade é essa? Você me conhece de onde?”. Não me cabe tal adjetivo, mas pelo menos é um adjetivo bom, vá lá…
Aquela palavra para mim, mesmo depois de ver dicionários, era assim como TEXUGO, sempre foi. Imaginava num zoológico uma parte para roedores especiais, talvez australianos de, vamos dizer, mamíferos aparentados: texugos e taumaturgos.E eu lá sou uma roedora?
C.D.Andrade tem uma poesia pra lá de presunçosa que começa com TROCAICA. Era para parecer que inventou, mas existe, de onde vem please?
Estou interessada em pinholar por aí, já vi que pode dar mais certo para mim que as máquinas digitais, com as quais não me entenderei jamais.Mas não sem antes saber a origem desta palavra ( a máquina): PINHOLE.

Resposta:

Ana.Maria:

Não fique rubra de raiva; já disse, fique apenas enrubescida de prazer.

Esse seu zoológico está muito bom. Precisa de um livro que o descreva.

“Trocaico” se refere à medida do verso grego com uma sílaba longa e uma breve; vem de TROKHAIOS, “adequado para a corrida, arredondado”, de TROKHÓS, “corrida”.

Ora, basta decompor: PIN em Inglês é “alfinete”, HOLE é “furo”. Esse nome foi dado à técnica de tirar fotografias com uma lata que apresenta um furo bem pequeno para entrada da luz.

Origem Da Palavra