Pergunta #623

Como se chamavam os provadores de alimentos da antiquidade que testavam os alimentos antes dos reis e imperadores comerem para verifcar se estavam envenenados?

Resposta:

Ivo:
Não tenho referência a um nome específico para tão perigosa atividade.
O que a sua pegunta me lembrou foi a origem da palavra “salva”, no sentido de “bandeja”. Tal palavra vem do Latim SALVUS, “sem ferimento, indene”, que vem de SALUS, “boa saúde, bom estado” de onde derivou SALUBER, “sadio, salubre”.
Dessa palavra se fez o nome da bandeja (SALVER, em Inglês) onde era colocado o alimento real para o tal provador fazer o teste.
Algumas pessoas importantes podiam dispensar esse serviçal se tivessem um chifre de unicórnio, que tinha a possibilidade de curar todas as doenças e de evitar o efeito de qualquer veneno se fosse sacudido sobre o prato de comida. Ou ele seria anulado ou começaria a ferver imediatamente, chamando a atenção.
Naturalmente, tais objetos eram preciosíssimos; havia toda uma indústria voltada para a obtenção do dente do narval, um mamífero marítimo que possui um longo dente que era usado para enganar os reis.
Conta-se que Jaime I da Inglaterra comprou um chifre desses e o testou: misturou o seu pó a uma comida com veneno e chamou o seu provador, que morreu logo após ingerir o prato. Pelo menos o bom rei teve espírito científico!

Origem Da Palavra