Pergunta #6315

Resolvi dar um pulinho aqui pra ver se o professor tinha ficado bravo com a minha ausência prolongada e descobri que tenho dívidas para pagar. A única forma que encontrei para saldá-las (espero que funcione) é cumprindo com meu papel de tiácono:

Acácia,

– “Caridade” vem do Latim CARITAS, “afeto, ternura, alto preço”, de CARUS, “caro”.

Reinaldo,

– “Deus” vem do Latim DIVUS, “deus, deidade”, que vem do Indo-Europeu DEIWOS-, originalmente “brilhante”, ligado às noções de “céu” e de “dia”.

– “Adoração” vem do Latim ADORARE, “pedir através de uma oração, venerar, cultuar”, verbo formado por AD-, “junto”, mais ORARE, “rezar, discursar”, derivado de OS, “boca”.

– “Sonho” vem do Latim SOMNIUM, que englobava tanto a ação de sonhar como o ato de dormir. Essa palavra deriva do Indo-Europeu SWEP-NO-, de SWEP-, “sono”. Originou também, em Latim, SOPOR, “sono profundo”. A duplicidade de sentido se manteve em Espanhol, na palavra SUEÑO.

As outras eu não sei. Sei essas porque já foram perguntadas ao professor neste consultório e registrei-as em meu banco de dados.

Resposta:

Tiácono:

Muito bem, o flanelinha pródigo à casa torna. Agradecemos comovidos o auxílio espontaneamente prestado e, em nossa magnanimidade, lhe damos um desconto de 1% nas suas dívidas dízimas.
Não, que é isso, não se ajoelhe para agradecer, por favor, a gente aqui é informal.

Origem Da Palavra