Pergunta #6699

Quando leio as respostas aos outros consulentes fico quase sempre querendo mais.Aí, entrou hoje o que vem a seguir.
Sobre a minha amiguinha Vera, quero dizer que ela entra com listas imeeensas mas a moça copia, sim, ela copia e guarda tudo o que aprende aqui. A gente tenta decorar, aprender a usar, mas ela de fato guarda os papéis, foi o que me contou e não quero ser indiscreta.
Onde contingente e acontecimento se encontram? Como pode haver a palavra inscultura fora do Direito, que é onde se usa mais? Sim, pois se escultura vem de esculpir (latim: sculpere, mais ou menos assim) e é ação,tarefa, trabalho, então insculpir só pode haver como linguagem figurada, não?
Bigada, beijokas!

Resposta:

Ana.Maria:

Taí, nossa consulente Vera E. faz uma coisa muito boa. Doravante a Traça decreta que TODOS deverão copiar e guardar tudo o que lerem neste sítio.

“Contingente” e “acontecimento” se encontraram no berçário, já que ambas vêm de CONTINGERE, “tocar, fazer contato”, de COM-, “junto”, mais TANGERE, “tocar”.

Pode ser que no Direito se use mais “insculpir”, mas essa palavra tem uso legítimo em termos materiais. Refere-se mais a gravações, a fazer baixos-relevos, diferentemente de “esculpir”, onde se retira o mármore que estava ao redor da estátua para ela aparecer.

Origem Da Palavra