Pergunta #7017

Chegamos aos 7000! Que isso! Parabéns à Maria Tereza e à sua irmã gêmea, a Mara! Ainda ontem eu estava recebendo a minha humilde plaquetinha dos 3000… como as coisas mudaram! Mas eu continuo o mesmo! Será se já tem alguém cuidando do carro puxado por unicórnios alvos de neve que trouxe a placa feita em ouro, prata e cravejamento de pedras preciosíssimas com o número 7000? Aposto que essa daria uma gorjeta das boas…

Professor, não sei se aceitam esse tipo de pergunta por aqui (aceitar até que aceitam, quero saber é se respondem!), mas gostaria de saber de onde veio a diferenciação que temos hoje para as palavras BEM-MAL e BOM-MAU. Existe algo semelhante em outros idiomas? Qual a origem desse quarteto?

Agradeço desde já mas deixa eu correr porque estou vendo um unicórnio alvo mordendo a orelha de outro! Vamos parar com a confusão aí! Êta gorjeta suada!

Resposta:

Tiácono:

Chamar sua valiosa plaqueta de “humilde” vem em desabono de nossos joalheiros, que estão amuados ali no canto e fazendo beiço. Agora vá se explicar com eles!

Mas essas palavras são bem diferentes! “bem – mal” são advérbios, ou seja, uma palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo (dormir pouco), um adjetivo (muito bom), um outro advérbio (deveras astuciosamente), uma frase (felizmente ele chegou), exprimindo circunstância de tempo, modo, lugar, qualidade, causa, intensidade, oposição, afirmação, negação, dúvida, aprovação etc.

Já “bom – mau” são adjetivos, palavra que serve para modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade, uma extensão ou uma quantidade àquilo que ele nomeia.
(Houaiss).

Em Espanhol, v.g., há BIEN – MAL e BUENO – MALO, exatamente com a mesma diferença.

Essa gorjeta v. vai fazer por merecer. Não se esqueça de levar balde e pazinha, pois os unicórnios foram fartamente alimentados antes de participar da festa.

Origem Da Palavra