Pergunta #755

Olá, Sr ABC e obsessivo-compulsivo!!
Dei umas olhadinhas no site e descobri mais uma de suas virtudes!! rssr..
Já que este site estimula tanto o fervilhar dos neurônio e glias em geral, quero saber qual a origem de “estímulo”. Ah, e também de “imitação”.
Olha, dependendo do que seja imitação creio que também eu estou tendo
comportamentos repetitivos, propositados e intencionais que são desempenhados em resposta a um pensamento obscessivo: o de querer saber sempre mais! Isso parece-me incurável! Estou imitando o senhor??
Abraços!

Resposta:

Patrícia:
Olhe mais o site e descubra mais defeitos. Afinal, já estou desmoraizado mesmo, com as pacientes se divertindo às minhas custas.
É muito satisfatório ver que o tecido nervoso em geral é estimulado por este modesto site. Penso em começar a vender CDs dele em farmácias.
A obsessão-compulsão, como os demais problemas da mente, não passa do exagero, da distorção de um instrumento que o ser humano já tem. O fato de se querer sempre mais de alguma coisa que é agradável, não aumenta o colesterol nem causa danos em quaisquer órgãos não é doença. Parece-me mais associado à alegria de viver e ao bom uso do cérebro do que outra coisa.
É a sensação de uma humilde traça.

“Estímulo” vem do Latim STIMULATIO, do verbo STIMULARE, “exigir ação, aguilhoar, cutucar”. STIMULUS era “espora, vara, aguilhão”. Deriva do Indo-Europeu STI-, “ponta, punção, bastão”.
“Imitação” vem do Latim IMITATIO, de IMITARI, “copiar, retratar”. E isso se originou no Indo-Europeu AIM-, “copiar”.
Essa palavra tem a mesma origem de “imagem”.
Fascinante, não?

Origem Da Palavra