Pergunta #8776

Acho que faltou “empunhar” na lista do detetive, não? Li, acho que de novo, sobre PIGMEU, sim.Mas pigmeus atacados por cegonhas? Lendas…
Fico sempre muito admirada pela didática, a coleta de informação, a dedicação de vocês.
Ainda punhaz: existe a grafia pugnaz em Português, o que me leva a pensar em outros significados e origens. E esta grafia tem um quê de italiano.
Eu vejo então punho como algo muito valorizado na linguagem, como se fosse parte da TÊMPERA. Dá pra entender? Como se fosse alguma característica positiva representada por um membro humano.
Eu enxergo intenções no desenvolvimento das palavras através do tempo e quase “pulo” dentro da época, seus trajes e costumes.
Quem como eu estuda idiomas desde pequena, por gosto mesmo, e ainda tem uma imaginação fértil, tinha mesmo de trabalhar com a educação, a cultura e as artes, não tem como ser diferente.
Não estou me gabando, estou dizendo que a forma como vocês se empenham neste trabalho cultural me fascina, até por ser danada de curiosa, eu. Obrigada!

Resposta:

A lista do detetive nem sempre é completa. Depende do pagamento das clientes.

Gratos pelas bondosas palavras. Taí uma coisa de que todos aqui partilhamos: o desejo de ser didáticos, de conseguir ensinar sem chatear.

“Têmpera” vem do L. TEMPERARE, “moderar, regular, misturar adequadamente”, possivelmente de TEMPUS, “tempo, estação do ano”.
Sua idéia sobre “punho” é bem plausível.

Suas características a fazem uma candidata ideal para dar continuidade ao site. Vá se preparando para aprender a cobrar os dízimos também!

Origem Da Palavra