Pergunta #909

Boa tarde, prof!
Estou precisando de dose dupla, hoje. Ajuda-me! “sustento”; “mágica”; “automático”; “dualismo”; “desfrutar”; “ressequido”; “opcional”; “momento”; “estragar”; “dimensão”; “integrado”. Ufa…. vamos com calma!!! rs…

Resposta:

Delicadeza:
Viu? É nisso que dá! Você fica se segurando e depois não agüenta mais e quer aprender o livro inteiro de uma vez! Aceite o fato de que você pegou o vício e pronto. Como sempre digo, não engorda nem aumenta o colesterol.

“Sustento”: do Latim SUSTINERE, “segurar, apoiar, agüentar”, de SUB-, “abaixo”, mais TENERE, “segurar”.

“Mágica”: do Latim MAGICE, “bruxaria, mágica”, do Grego MAGIKE, “ato praticado pelos MAGOI”, que eram membros da classe sacerdotal. Vem do Persa Antigo MAGUSH, do Indo-Europeu MAGH-, “ser capaz, ter poder”.

“Automático”: do Grego AUTOMATOS, “o que age por sua conta”, de AUTOS, “por si, se”, mais MATOS, “animado, o que pensa”.

“Dualismo”: do Latim DUALIS, que vem de DUO, “dois”.

“Desfrutar”: do Latim DES, intensificativo, mais FRUI, “usar, gozar do fruto de algo”.

“Ressequido”: do Latim SICCUS, “seco, sedento”.

“Opcional”: do Latim OPTIO, “escolha”, relacionado com OPTARE, “desejar, escolher”, do Indo-Europeu OP-, “escolher, preferir”.

“Momento”: do Latim MOMENTUM, “movimento, capacidade de mover”, também “instante”. Contração de MOVIMENTUM, de MOVERE, “deslocar, fazer mexer”.

“Estragar”: do Latim STRAGE, “destruição, catástrofe”.

“Dimensão”: do Latim DIMENSIO, d de DIMETRI, “medir”, de DIS-, “fora”, mais METRI, “medir”.

“Integrado”: do Latim INTEGER, “inteiro, intato”, de IN-, “não”, mais a raiz de TANGERE, “tocar”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!