Prefixo “pro”

Bom dia,

meu nome é Daniel e estou terminando de escrever minha tese, na área de música.
Alguns pesquisadores da minha área definem como subgênero determinado evento musical que surge a partir de outro gênero. Particularmente, sobretudo em alguns casos específicos, não gosto muito desse termo. Para mim, ele dá a impressão de dependência ou de certa hierarquia entre os gêneros musicais, tirando-lhes a liberdade e a autonomia — sub vem do que está “embaixo”, do que depende.
Pois bem, pensei em um termo novo para definir meu objeto de estudo, que é uma expressão musical surgida da Bossa Nova: “progênero”. Você acha que com esse prefixo eu conseguiria dar a ideia de ligação parental entre os gêneros musicais, dando autonomia para cada uma das partes dessa “árvore genealógica” sem tirar a importância fundamental da Bossa Nova no processo de construção de meu objeto de estudo (Jequibau)? Minha ideia partiu das palavras progênito e progenitor.

Qual sua opinião?

Muito obrigado,

Abraço

Daniel

Resposta:

Daniel, seu raciocínio se apresenta claro e muito bem exposto.

Mas devemos dizer o que segue: inventar uma palavra nova é tarefa pouco satisfatória. Cada vez que você a for usar vai ter que dar a devida explicação, o que fará a todos perder tempo e distrairá a atenção do seu objetivo.

Talvez seja melhor conformar-se com o que já existe e que será automaticamente compreendido por todos.

Origem Da Palavra