Subconjunto etimológico

Sobre a consulta anterior, realmente, minha dúvida era sobre significado etimológico das palavras, isso porque no site tenho notado que não só é compartilhado a origem da palavra se palavra veio do latim, grego… Mas também o significado etimológico dos pedaços que configuram a palavra. Fundamentado no dicionário etimológico do site observei que insulto na latim é insultare, in= em, sobre + sultare= pular acima, juntando os elementos, o significado etimológico da palavra é pular por cima, contudo não tenho entendido qual a ideia transmitida quando se diz pular por cima de, por isso imploro por socorro. Uma outra questão é sobre ultraje ,pensei em traje mesmo kkk só que dessa vez esse é do francês oltrage o qual quer dizer excesso, além dos limites, entendo por limite uma norma, regra ou lei com a finalidade de dirigir as ações do ser humano para contato e convívio social harmônico, por exemplo afronta é bater na face, no rosto sendo interpretado como uma ofensa gravíssima, agora ultraje qual a imagem transmitida por essa magnífica palavra? Desde agora grato a disposição e hospitalidade e desculpa por compartir esse fardo.

Resposta:

Bom amigo Rafael, às vezes parece que você considera que a Etimologia é um idioma diferente, com palavras que podem ser traduzidas para o nosso. Isso é claro quando você se refere a “significado etimológico”.

Mas a situação é outra, a Etimologia mostra de onde vieram nossas palavras. A maioria tem seu registro no Grego e no Latim porque a escrita alfabética registrada começou nesses idiomas. Mas as palavras vêm de um tempo muito mais remoto, percorrendo séculos e milênios.

Elas se comportam como se fossem vivas e vêm mudando tal como os animais e plantas ao longo da Evolução.

Por exemplo, o cavalo de agora teve um antepassado chamado de Eohippus. Mas saber disso não nos autoriza a olhar o animal atual como se fosse o seu venerável avô, precisamos avaliá-lo como ele é agora e não exigir que sua anatomia e metabolismo sejam idênticos aos do antigo.

Destarte, tentar interpretar uma palavra com base no que ela foi não é prudente.

Mas continue com essa capacidade indagadora e de se assessorar quando necessário, é uma receita para o sucesso.

Origem Da Palavra