temas náuticos parte 1

Palavras: bombordo , estibordo , leme , proa , timão

Mas que coragem da Rafaela percorrer tantos kilometros para ver um show…
A Adriana de Aveiro (onde será que fica isso?) parece estar investigando a descendência de CEDERE deveriam encaminha-la ao escritório do X-8…
Bom, deixando isto de lado antes que eu leve outra bronca de que aqui não é lugar disto, lá vão algumas palavras de natureza náutica (sem qualquer razão especial na escolha do tema antes que perguntem).

1- timão
2- proa
3- leme
4- bombordo
5- estibordo
6- escotilha

ao pensar nestas me ocorreram mais umas 10… vou deixa-las aqui guardadas que depois procuro aí na lista e se não estiverem por aí faço mais alguma(s) consulta(s) com este tema…

ps. desculpe pelo internetês “rsrs”… imagino que não deva gostar (assim como do neologismo “internetês” em sí). Mas como gosto de provocar: rsrsrsrs… Se bem que desta vez deveria ser: kkkkkkkkk

Resposta:

Aveiro se situa no terço norte de Portugal e tem muita História em suas costas.

A  Censura foi instaurada, a contragosto.

1) Latim, TIMO, “peça de madeira a que se atrelam animais de tiro, barra do arado”.

2) L., PRORA, “parte da frente da embarcação”, derivado de PRO-, “à frente”.

3) Origem incerta (claro, é coisa do Rodrigo!)

4) Do Francês BÂBORD, derivado do Holandês BAKBOORD, de BAK, “costas, lado de trás”, pois o piloto se mantinha de costas para este lado quando manejava o leme, mais BOORD, “lado”.

5) Do F. antigo ESTRIBORD, do Hol. STIEBOORD, de STIER, “leme”, mais BOORD. O leme, quando era lateral, se situava sempre deste lado.

6) Origem incerta.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!