Palavra caduco

Trabalhinho para vosso final de semana

Palavras: caduco

Ihhhsqueci…
Depois volto para perguntar o resto, se me permitem. Lembro é que gosto de trepadeiras que, assim como certas árvores, deixam cair seus galhos com flores para baixo e por isso são chamadas de…trepadeiras. Melhor: caducam! Aquela frase famosa ( non duco ducor) tem a ver com caducar – o verbo? Sim, pq elas se dirigem sozinhas, caindo até nós e mostrando beleza gratuita. Poetizei agora. O caduco não é assim, será que estou com sono, já? Nada a ver?

Resposta:

NON DUCO DUCOR significa “Não sou guiado, guio”. Usa o verbo DUCERE, “levar, conduzir, guiar”.

caduco vem de CADERE, “cair”, que expressa tanto os galhos cadentes de certas plantas como as folhas que caem e deixam árvores tão românticas no outono.

Já como pejorativo, se refere à pessoa de quem caíram as capacidades mentais.

nunca começar com pronome oblíquo, sim

Palavras: caduco

Ahah! Pois sim que não existe! Piriguete é da hora, de onde derivam outras liberalidades.Eu queria mandar por email para minha irmã uma ideia do visual da Pirigata que deixou meu Gatto magrinho de paixão. Então escrevi no Google/imagens a palavra PIRIGATA. Tente! Veio uma gatinha preta, entre outras, cauda meio no formato @ . O que é isso, companheiro? A fila anda. O que antes era novo hoje é antigo, já dizia o poeta Belchior.Parece que a rapidez em tudo, o modo despudorado como se espalham notícias e imagens fortes , viver dois séculos em um, tudo isso faz a linguagem vulgar seguir rápido para um cantinho só seu no dicionário. Tudo caduca logo. Falar nisso, CADUCA é a planta que CAI crescendo, ou seja, se apóia para ir subindo mas não tem gavinhas. Será uma pessoa caduca comparada com essa necessidade de se amparar? O que vem primeiro denominado assim, o velhinho de tres pernas ou a plantinha que quer luz? Espantoso como usamos as palavras, não? Longe, bem longe da Matemática…

Resposta:

Aí é que está. Não é tudo na linguagem que perece; tenho uma tese de que as palavras são testadas pelo uso. Se não tiverem uma força e expressividade próprias, acabam se desfazendo em poeira e ficando para trás. Nem dá tempo para elas ingressarem nas fontes que a gente usa.

“Caduca” é a planta que cai ou perde as folhas depois de completado o crescimento ou que as perde sazonalmente; vem do Latim CADERE, “cair”. A metáfora é boa para fazer a comparação com a fase em que uma pessoa perdeu a força, o vigor, a capacidade antiga.

As palavras nos permitem coisas fantásticas. É por isso que a gente aqui tanto as quer bem e respeita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!