Palavra faculdade

FACULDADE

Palavras: faculdade

Boas tardes, caríssimo

Li pela internet que “faculdade” no sentido de instituição, viria de “facultas.atis”(???) e que seria algo como “capacidade”, “possibilidade”.
Procede?

Grata desde já!

Resposta:

Ela vem do Latim facultas, inicialmente “poder, capacidade, riqueza”, derivado de facilis,”possível de ser feito sem esforço”, derivado de facere, “fazer”. O sentido acadêmico vem da conotação “capacidade de conhecimento”.

Vemos que você estranhou  FACULTAS, FACULTATIS. É que uma palavra em latim é sempre citada incluindo o nominativo, ou seja, o caso do sujeito (FACULTAS, “a faculdade” como sujeito da frase) e o genitivo

(FACULTATIS, “da faculdade”). Isso para se poder distinguir a qual declinação a palavra pertence.

Mas aí já estamos complicando muito.

Estudo

Meu avô estava muito contente porsaber que eu tinha entrado na Faculdade. Mas não queria demonstrar que estava babando. No entanto, não conseguia disfarçar sua alegria. Eu o conhecia muito bem; percebia tudo mas fingia que não.

Acredito que ele soubesse que eu sabia, mas aquela cumplicidade tácita corria entre nós há anos e estávamos acostumados a ela.

Ele queria que eu descrevesse como era a minha faculdade e a certa altura perguntou sobre bedel.

– Que é isso, Vô? Nunca ouvi falar. Algum periférico novo de computador?

– Tudo tem que ser eletrônico agora,rapaz? Bedel era um funcionário das faculdades que se encarregava de dar apoio aos professores com listas de chamada e outras tarefas administrativas. Vem do Francês antigo bedel, “infante, oficial deJustiça”, de uma forma bidal, relacionada com o Alemão bieten, “rezar, rogar”.

– Já que o senhor está disposto (piada minha- ele sempre estava), que tal me ensinar umas origens de palavras relacionadas com a faculdade?

– Já que você está disposto a ouvir-me hoje (foi a sua vez, pois eu sempre estava), podemos começar com a própria faculdade. Esta vem do Latim facultas, inicialmente “poder, capacidade, riqueza”, derivado de facilis,”possível de ser feito sem esforço”, derivado de facere, “fazer”. O sentido acadêmico vem da conotação “capacidade de conhecimento”.

As faculdades são parte de um todo, a Universidade. O nome desta vem do Latim universitas,”corpo, sociedade”, inicialmente “o todo, agregado”, de universum, “inteiro, o todo”.

E universum literalmente queria dizer “tornado um”, pois se forma de unus, “um”, mais versus, particípio passado do verbo vertere,”voltar, virar”.

O nosso uso dessa palavra vem da expressão universitas magistrorum et scholarium,”comunidade de mestres e estudiosos”. Aposto que nem o seu reitor sabe disso.

– Puxa! Qualquer dia vou perguntar se ele sabe, caso ele não me expulse por desaforado. Falando nisso, e reitor?

– Vem do Latim rector, “governador, guia,chefe”, derivado do verbo regere, “guiar, governar”. No início era usado só para os governadores das províncias do Império Romano e para Deus. Lá pelo século XVIII ficou apenas para alguns religiosos e para os mais altos dirigentes das universidades.

– E os professores?

– Derivam do Latim professor, “aquele que proclama o seu conhecimento em algum ramo”, de profiteri,”clamar, declarar abertamente”, formado por pro-, “

Resposta:

Origem Da Palavra