Etimologia de Fobias
Olá, sou apenas um visitante frequente do site, e esta é a primeira vez que lhes envio uma pergunta. Existem muitas fobias de nomes bem fáceis de se deduzir a origem, porém existem outros que quase parecem um xingamento haha. Haveria alguma chance de serem fornecidas as etimologias das seguintes fobias?
Agliofobia/Algofobia/Odinofobia/Odinefbia (medo de sentir dor); Agorafobia (medo de lugares abertos, de estar na multidão, lugares públicos ou deixar lugar seguro); Antlofobia (medo exagerado de enchentes ou inundações); Azinofobia (medo de ser agredido pelos pais); Cacorrafiofobia (medo do fracasso, ou de falhar); Cnidofobia (medo de cordas); Coulrofobia (medo de palhaçoes); Dinofobia (medo de vertigens ou redemoinhos); Ereutrofobia/Eritrofobia (medo de ficar vermelho/ Medo de luzes vermelhas ou da cor vermelha); Estigiofobia (medo do inferno – tem a variável Hadefobia, mas é meio óbvio); Geniofobia (medo de manter a cabeça erguida); Ictiofobia (medo de peixes); Lofobia (medo de veneno); Latrofobia (medo de ir ao médico); Pantofobia (medo de tudo, ou de todas as fobias); Sinistrofobia (medo de coisas do lado esquerdo, da mão esquerda); Tanatofobia/Tantofobia (medo da morte); Tripofobia (medo de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências); Urifobia (medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fenômenos paranormais). Sei que é uma seleção bem extensa, mas só listei algumas específicas. E não há necessidade de pressa alguma. Também pensei que seria interessante à vocês que as etimologias constassem na lista de palavras. Pelo menos as que eu não encontrei. Obrigado desde já! Grande abraço.
Resposta:
Seja bem-vindo, caro visitante. Certamente você conhece a nossa regra de responder a 6 palavras a cada dia. Hoje começaremos com um grupo inicial; volte a cada dia a este ponto para receber as demais respostas.
Sempre que nos é feita uma pergunta sobre uma palavra que ainda não consta na Lista de Palavras, ela passa a fazer parte dela.
Já que tratamos de fobias, iniciaremos dizendo que esta palavra vem do Grego PHOBOS, “medo, temor”.
Aglio-/algo- — do Grego ALGÓS, “dor”.
Odino-/odine- — do G. ODINE, “dor”.
Agora- — entre em nossa Lista de palavras e olhe por esta origem.
Antlo- — do G. ANTLIA, “bomba de sucção”.
Azino- — nada encontramos sobre esta.
Cacorrafio- — do G. KAKORRAPHIO, “plano malicioso, enganoso” de KAKOS, “mau, mal feito”.
Cnido- — do G. CNIDOS, “ferrão”. Não é medo de cordas, não, e sim de picadas.
Coulro- — feita na década de 1980, talvez venha do Grego KOLON, “membro”, ligando-se ao sentido de “aquele que anda sobre pernas-de-pau”, daí “palhaço”.
Dino- — do G. DINÉO, “fazer girar, balançar, dar voltas”.
Ereutre-/eritro– — do G. ERYTHROS, “vermelho”.
Estige- — do G. STYX, o nome de um dos rios do Inferno de sua mitologia.
Genio- — do G. GENIO, “mandíbula, queixo”. Seria o medo de queixos, que francamente nos parece uma perda de tempo, com tanta outra coisa assustadora por aí.
Ictio- — do G. ICHTHYS, “peixe”.
Lofo- — nada localizamos sobre esta.
Latro – — Confira a grafia desta.
Panto- — do G. PAN, “todos, tudo”.
Sinistro- — do Latim SINISTER, “esquerdo, canhoto”.
Tanato- — do G. THÁNATOS, “morte”.
Tripo- — do G. TRYPA, “orifício, buraco”.
Uri– — vimos este problema ser definido como “medo de urinar com pessoas ao lado”, do G. OURON, “urina”.