Boa tarde,
Na resposta sobre a etimologia da palavra “sujeito”, é dito que o significado de “pessoa ou assunto sobre a qual se atua” é do século XVI.
Por ser um frequentador assíduo do site (negligente nos últimos tempos, confesso) – e admirador de longa data do trabalho de vocês – sei muito bem que esta não é a finalidade a que o site se propõe. Mas, devido a curiosidade que constantemente me impele a ser inconveniente (como das outras vezes em que pedi coisa semelhante), peço que, se possível, seja dito algo (qualquer coisa) sobre essa relação da palavra “sujeito” ao conceito de “pessoa” no século XVI.
Outrossim, também gostaria de saber a etimologia dos sufixos que constituem o “ade” e o “ivo” das palavras “objetividade” e “objetivo”.
Agradeço, desde já.
Resposta:
O prezado Eliseu Motta é nosso cliente antigo e fiel. Tem o direito de perguntar qualquer coisa.
Mas, apesar de termos procurado, não conseguimos nada que possa satisfazer à sua curiosidade inicial de hoje.
Já o sufixo -ade é, na verdade, o -dade, do Latim -ITAS, formador de substantivos abstratos derivados de adjetivos.
E -ivo é de -IVUS, formador de adjetivos.
Qual a etimologia do sufixo -ivo, por ex., em arbustivo, festivo, laudativo impulsivo, repulsivo,
Resposta:
Ela é um formador de adjetivos derivado do Latim -IVUS.
Bom dia! A palavra dispositivo, ao que parece, partilha a mesma etimologia de disposição, de todo caso, não entendo a idéia do sufixo -IVO. Além da timologia da palavra dispositivo, podem postar as de random , periférico, parâmetro e registro? Por favor.
Resposta:
1) Esse sufixo vem do Latim -IVUS, formador de adjetivos, muitas vezes a partir de radicais de verbo. Ex.: “conclusivo”, “negativo”.
2) Do Inglês arcaico RANDON, “velocidade, impetuosidade”, do Francês antigo RANDON, “corrida, velocidade, impetuosidade”, de RANDIR, “correr depressa”, do Frâncico RANT, “corrida”. Adquiriu o significado de “aleatório, ao acaso”, lá por 1650.
3) Do L. PERIPHERIA, do Grego PERIPHERIA, “superfície externa, circunferência”, literalmente “ato de levar ao redor”, de PERIPHEREIN, “levar ao redor, fazer girar”, de PERI-, “ao redor”, mais PHEREIN, “levar, portar”.
4) Feita a partir do G. PARA-, “ao lado”, mais METRON, “medida”.
5) Do L. REGISTRUM, particípio passado de REGERERE, formado por RE-, “de novo”, mais GERERE, “levar, administrar, suportar”.
Por favor, qual a origem no meu nome ?
muito obrigado.
Resposta:
Ivo tem origem no Frâncico IVORIX, o nome de uma árvore sagrada (Taxus baccata), que passou a Yvon, como nome próprio.
Em Francês manteve-se como Yvon, como forma antiga, e depois passou a Yves.
Suas formas femininas são Ivone, Ivete.