Palavra platitude

voltei

Voltei pq ainda não está na hora de ir para a praia ver o sol se deitar no mar e fazer SHH ! Era para ficar com mais H o chiado, porém o site não permite certos exageros.De tanto o sol chiar ao tombar no mar, de Outubro a Março aqui do meu ponto de vista, e ainda em mais algumas praias a Oeste, talvez os cariocas falem (dizem que falamos) chiando.
Bom, agora é o seguinte: Platitude tem parentesco com plano, planície? Acho que sim, mas se eu pergunto e for sempre SIM entro de novo no aforismo. Nelson Rodrigues (odeio) disse num deles que toda unanimidade é burra. Isso passou a ser um aforismo unanimemente aceito, o que o torna uma burrice! Bye!!! Essa vai? Ou só aparece quando respondida? Por isso estou pouco à vontade, talvez (imagine se não estivesse!).

Resposta:

Puxa, o mar deve levantar uma porção de vapor quando o sol tomba nele.

Sim, farofina, acertou. Essa palavra vem do Francês PLATITUDE, “coisa sem relevo, sem graça”, que vem do Latim PLANUS, “achatado, de superfície lisa”, do Grego PLATYS, “largo, de grande superfície”, do Indoeuropeu PLETHE-, “plano”.

Produziu parentes tais como plátano, omoplata, chato, plateia.

Essa história do aforismo e da frase de N. Rodrigues lembra Millôr, que chamou a atenção para o fato de que “Se toda regra tem exceção, deve haver uma regra sem exceção que seja exceção dessa regra”.

Talvez v. tenha algum débito pendente com a nossa tesouraria e suas perguntas estejam sendo obstaculizadas pelo Sistema, revise suas contas e procure seus recibos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!