Palavra possante

Poder

O poder é algo pelo qual o Homem luta há séculos. A História inteira, pode-se dizer, é o registro dessa luta.

Política, conquistas, controle de multidões ou de uma pessoa próxima – nossa espécie necessita exercer poder de algum tipo em algum momento. E há os que desejam poder total o tempo todo, conseguindo se alçar à condição de ditadores. Conforme a sua capacidade, alguns tiranizam um país, outros se restringem ao seu condomínio ou à sua família.

O próprio desejo pelo dinheiro, o que não é em princípio errado em nossas sociedades ocidentais, é o desejo pelo poder que este proporciona.

Virgílio falou, na Eneida, sobre auri sacra fames, “a maldita fome pelo ouro”. Muitas vezes tal frase se traduz com ênfase em amaldiçoar o ouro, mas essa ação é feita, na verdade, sobre a fome – a ambição, o desejo pelo ouro, que podem levar a atos abomináveis.

Desde o seu início, poder deixou muitos descendentes em nosso universo de palavras.

Ela se originou no Indo-Europeu poti-, que era aplicada para o chefe de algum grupo social (família, clã, tribo).

Daí derivou o Grego pótis, “marido”. E despotés, inicialmente “senhor, chefe da casa”, mais tarde aplicado aos tiranos orientais e depois aos de todo gênero.

Em Latim, o adjetivo potis significa “poderoso, capaz de”.

Aprendamos alguns derivados:

POTESTADE – é “o poder daquele que manda”. Indica também uma classe de anjos na hierarquia celeste.

POTENTADO – chefe de um Estado não-democrático, em geral usado para indicar que se trata de alguém com grande riqueza.

POSSE – é o ato de possuir, de ter, e se origina do Latim potere, “poder”. “Ter a posse” de alguma propriedade, “ser empossado” num cargo, “possuir” sexualmente uma pessoa, tudo tem a mesma origem.

POSSÍVEL/IMPOSSÍVEL – refere-se ao que pode ou não existir ou acontecer, junto com os substantivos possibilidade/impossibilidade. Ou seja, trata-se do que tem poder de ocorrer.

POTÊNCIA – do Latim potens, “aquele que pode, potente”. Pode-se referir à potência de um motor de automóvel ou de qualquer outro tipo.

Existe em Medicina a expressão impotentia coeundi, “incapacidade de completar a união, a relação sexual”, para o homem. A segunda palavra vem de coeo, de co-, “junto”, mais eo, “vou”.

POSSANTE – usado para “vigoroso, aquele que tem potência”. É um sinônimo da seguinte.

PODEROSO – “o que tem poder”. E que muitas vezes se esquece de que este não dura para sempre.

ONIPOTENTE – do Latim omni-, “todo, completo”, mais potens, “poderoso”. Designa a pessoa que acha que é capaz de realizar a contento qualquer atividade, mesmo que esta dependa de fatores alheios a ela.

Levado ao extremo, é manifestação de problemas psíquicos sérios.

PREPOTENTE – do Latim praepotens, “muito poderoso”, de prae-, “à frente”, mais potens. Ou seja, “aquele que coloca o seu poder adiante, que o faz sobressair”.

Para os métodos de comando atuais, ser prepotente é mandar com base no cargo e não no convencimento dos demais. Tem resultados duvidosos em termos de liderança.

POTENCIAL – é basicamente a capacidade de que algo se desenvolva, mas ainda em embrião, em estado latente. É uma qualidade que ainda não chegou a poder ser exercida.

Sabe quando uma pessoa se mete a pintar a óleo achando que para isso basta comprar pincel e tintas e mostra os seus quadros a um artista esperando ser descoberta e recebe aquela frase “Você tem potencial, continue pintando?” Pois é. É por aí.

Um potencial precisa ser desenvolvido para existir.

PLENIPOTENCIÁRIO – é uma pessoa com todos os poderes para decidir numa missão diplomática ou política. Vem do Latim plenus, “cheio” e potens. Logo, ela está “cheia de poder”, tem plenos poderes.

Não podemos esquecer que há uma porção de palavras de uso freqüente que parecem ser derivadas de potere, mas não o são. Podemos citar rapidamente:

POTÁVEL, POÇÃO, POTE – todas estas vêm de potare, “beber”. Nada a ver com potere.

POTÁSSIO – essa passa perto das três acima. Vem do Holandês potaschen, (Inglês pot ash), cinzas de pote, pois esse elemento se confundia com o que era obtido depois de encharcar cinzas de madeira e evaporar a água em potes de ferro.

Resposta:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!