Palavra random

proof e random

Palavras: proof , random

qual a origem das palavras random e proof?

Resposta:

a. Do Francês RANDON, de RANDIR, “galopar”, derivado do Frâncico RANT, “corrida”.

b. Do F. medieval PREVE, PROEVE, do Latim  probare, “testar, demonstrar que algo tem valor”, de probus, “correto, de valor, virtuoso”

Palavras escritas dispostas aleatoriamente descritas de forma paralela!

Bom dia! A palavra dispositivo, ao que parece, partilha a mesma etimologia de disposição, de todo caso, não entendo a idéia do sufixo -IVO. Além da timologia da palavra dispositivo, podem postar as de random , periférico, parâmetro e registro? Por favor.

Resposta:

1) Esse sufixo vem do Latim -IVUS, formador de adjetivos, muitas vezes a partir de radicais de verbo. Ex.: “conclusivo”, “negativo”.

2) Do Inglês arcaico RANDON, “velocidade, impetuosidade”, do Francês antigo RANDON, “corrida, velocidade,  impetuosidade”, de RANDIR, “correr depressa”, do Frâncico RANT, “corrida”. Adquiriu o significado de “aleatório, ao acaso”, lá por 1650.

3) Do L. PERIPHERIA, do Grego PERIPHERIA, “superfície externa, circunferência”, literalmente “ato de levar ao redor”, de PERIPHEREIN, “levar ao redor, fazer girar”, de PERI-, “ao redor”, mais PHEREIN, “levar, portar”.

4) Feita a partir do G. PARA-, “ao lado”, mais METRON, “medida”.

5) Do L. REGISTRUM, particípio passado de REGERERE, formado por RE-, “de novo”, mais GERERE, “levar, administrar, suportar”.

Origem Da Palavra