Palavra vírus

Definição e Origem

Palavras: vírus

Definição e origem da palavra “VÍRUS”.

Resposta:

Ela vem do Latim VIRUS, “veneno, gosma, excreção viscosa”.

Já definições são com os dicionários.

Etimologia da palavra “virulência”, algumas perguntas e considerações

Palavras: virulência , vírus

Eu gostaria de saber a etimologia da palavra “virulência”.

E, humildemente, faço duas perguntas concernentes ao assunto de etimologia. Como é feita a pesquisa de ascendência vernacular? Qual o melhor dicionário de Latim para se ler – há algum que traduza do Latim para o português, pois o único dicionário respeitável que encontro é o de Cambridge? E se o texto ainda me permite, para melhorar a busca do site quanto às palavras e sua origem, poderia-se colocar um aviso do tipo “antes de fazer uma pergunta, verifique se a palavra já não fora pesquisada previamente”. Pois, de quando em quando, eu pesquiso a palavra e me dou com tópicos vazios sem a etimologia. Acredita que isso se dá por ignorância da parte da pessoa que não soube verificar antecipadamente. Desde já muito obrigado! Este site é uma obra-prima!

Resposta:

Virulência vem do Latim VIRULENTIA, “podridão, mau cheiro”, de VIRUS, “veneno, gosma, excreção viscosa”.

A humildade de nosso site não nos permite ter um número de dicionários de Latim que seja suficiente para fazer uma escolha e indicação.

Mas se você tem acesso ao de Cambridge estará muito bem servido.

Quanto à sua sugestão, está anotada. Agradecemos por ela.

Robótica , Placa , Vírus, Âmbar!

Palavras: âmbar , placa , robot , vírus

Robótica vem de robô , que ,ouvi dizer, deriva da palavra checa ROBOTA,
\”trabalho forçado\”. Esta afirmação está correta? Esta palavra (robô)também tem influencia do grego e latim? Gostaria de saber a origem das palavras placa, vírus , e âmbar também, por favor!

Resposta:

1) A afirmação está correta, sim. A origem de ROBOTA é o antigo Eslavônico RABOTA, “servidão”, cognato com o Alemão ARBEIT, “trabalho”.

Portanto, parece que não há ligação próxima com Latim e Grego.  

2) Do Francês PLAQUE, “lâmina fina de metal, moeda”.

3) Do L. VIRUS, “seiva de planta, veneno, líquido espesso”, talvez de uma base Indo-Europeia WEIS-, “derreter, escorrer”, usada para líquidos de mau cheiro.

4) Do L. AMBAR, do Árabe ANBAR, “secreção do intestino de cachalotes encontrada flutuando no mar”. Talvez por esta característica, o nome foi aplicado à resina fóssil de árvores que também era levada pelo mar à praia, e é muito usada para adornos e joalheria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!