Palavra notícia

Cartas

Não  faz muito tempo que os habitantes de cidades maiores escreviam cartas para amigos dentro da mesma cidade, até porque os telefones eram escassos. Naturalmente,essa necessidade se expressou em diversas palavras, algumas das quais vamos estudar.

CARTA – vem do Latim charta , “folha para escrita, tablete”, do Grego khartes, “folha de papiro”, provavelmente de origem egípcia. Assim,”carta branca” atualmente significa “liberdade para fazer o que a pessoa bem entender numa área, sem se reportar a outrem”. Desta forma, as condições de entrega de uma praça forte ou corpo de tropas eram definidas por quem tinha vencido o encontro.

EPÍSTOLA – nem todos sabem, mas é sinônimo exato de carta. Vem do Latim epistola e Grego epistola, “carta, mensagem”, do verbo epistellein,”mandar, enviar”, formado por epi, “a, para”, mais stellein, “enviar”.

BOLETIM – este conjunto breve de informações deriva do Italiano bulletino, diminutivo de bulletta,”documento, papel para votação”, por sua vez um diminutivo de bulla. Esta palavra ficou mais popular a partir das guerras napoleônicas, designando “despacho da frente de batalha para informação do público”. O selo no envelope recebe um carimbo que o recobre parcialmente, num ato chamado cancelamento. Isso é para que os espertos não possam retirar o selo e usar na carta de resposta. Isso era feito por um ato chamado cancellare, “fazer um traçado como de uma grade”, que no Latim vulgar passou a significar “anular algo escrito por meio de traços, riscar por cima”. O fato de o correio ser organizado ao longo de postos onde havia cavalos para troca rápida levou esses serviços a se chamarem poste em Francês, posta emItaliano, post em Inglês.

CORREIO – vem doLatim currere, “deslocar-se com pressa, correr”, que era a forma de fazer as cartas chegarem mais cedo na época do correio a cavalo ou de veleiro. CORRESPONDÊNCIA  –  pode parecer que vem da palavra acima, mas não é o caso. Vem de ” co-“, “junto”, mais “responder”. E esta vem de uma raiz Indo-Europeia spend, “fazer um brinde”. Seu significado se estendeu para “garantia” e acabou gerando respondere, “afiançar,atender a um chamado, enviar uma carta em conseqüência de outra”.

COMUNICAÇÃO – é do Latim communicatio, “ato de repartir, de distribuir”, literalmente “tornar comum”, de communis, “público, geral, compartido por vários”. É parente de “comunhão”. NOTÍCIA – do Latim notitia, “informação, conhecimento, ser conhecido”, de notus, “ser conhecido,famoso”, do verbo gnoscere, “vir a saber, tomar conhecimento”, derivado do Indo-Europeu gno, “saber”.

DATA – normalmente se coloca o dia em que se escreveu a nota, carta, despacho, etc. no início do escrito. Essa palavra vem da expressão que os romanos usavam, por exemplo, Data Romae kalendas Januarii, “dadas (escritas, feitas as letras) em Roma a 1º de janeiro”. Com o desuso do Latim, essa palavra inicial foi tomada como significando “ocasião definida no tempo”.

Resposta:

Origem Da Palavra